sábado, 8 de março de 2014

O Desejado Regresso

Sejam novamente bem-vindos caros leitores!

Fonte: https://www.google.pt/search210&es_sm=93&sourceq=bem+vindos

    É com grande satisfação que vos anuncio que irei retomar a minha atividade no presente blogue, uma vez que me encontro a desenvolver o meu último estágio de aprendizagem, para a conclusão da minha licenciatura do curso de Saúde Ambiental. Este estágio tal como o anterior terá a duração de 3 meses, sendo que este blogue fará novamente parte do meu processo de avaliação. De realçar que um dos objetivos iniciais do presente estágio foi ter a oportunidade de escolher uma empresa do setor privado que contemplasse uma ou várias áreas de atuação do Técnico de Saúde Ambiental, desta forma a minha escolha recaiu sobre a empresa EDP Distribuição em Beja, mais concretamente no departamento de Prevenção e Segurança da mesma.
     Como futura profissional a ingressar na carreira de Técnico de Diagnóstico e Terapêutica (Decreto-Lei nº 564/1999, de 21 de Dezembro), na área de Higiene e Saúde Ambiental (Decreto-Lei nº 117/1995, de 30 de Maio, que define o conteúdo profissional desta mesma área), encontro-me qualificada para desenvolver funções respeitantes às atividades de identificação, caraterização e redução de fatores de risco para a saúde originados no ambiente, à participação em ações de saúde ambiental e de educação para a saúde em grupos específicos da comunidade e ao desenvolvimento de ações de controlo e vigilância sanitária de sistemas, estruturas e atividades com interação no ambiente. Desta forma, a atuação de um Técnico de Saúde Ambiental desenvolve-se nas seguintes áreas:



Dentro das atribuições profissionais descritas anteriormente, a seleção da presente entidade de estágio adequa-se com as competências referentes a um Técnico de Saúde Ambiental, nomeadamente com o ponto 5 a) (ações de vigilância e controlo do ambiente e segurança dos locais de trabalho), ou seja competências que fui adquirindo ao longo do curso, sendo que a Higiene e Segurança no Trabalho constitui uma área que sempre me despertou grande interesse e entusiasmo, pois considero ser um dos pilares fundamentais na formação de um Técnico de Saúde Ambiental e uma área com a qual gostaria de contactar em contexto profissional num futuro próximo. 

   Por outro lado, sendo a EDP uma das empresas de maior renome internacional no que diz respeito à produção, distribuição e comercialização de energia; não deixa de apostar fortemente numa política sustentada de Segurança e Saúde no Trabalho, considerando a manutenção de um ambiente seguro e saudável no trabalho como parte integrante e fundamental na garantia da qualidade e sucesso de todos os seus serviços e produtos. Penso que este local de estágio será uma mais valia em termos de aprendizagem uma vez que me irá proporcionar uma panóplia de realidades distintas e inovadoras no que diz respeito à prevenção e minimização dos riscos reais e/ou potenciais no ambiente de trabalho, permitindo-me não só a aplicação de conhecimentos teóricos adquiridos mas também uma pesquisa sistemática de todas as temáticas relacionadas, de forma a alcançar todos os objetivos propostos.

   Irei partilhar convosco as atividades realizadas procurando sustentar as mesmas quer técnica quer cientificamente, bem como as minhas reflexões pessoais. Espero que acompanhem o blogue e sintam-se à vontade para colocar alguma questão, comentar e/ou partilhar as vossas opiniões.


      Até à próxima publicação!

      Ana Machado

Sem comentários:

Enviar um comentário