domingo, 6 de outubro de 2013

Conhecer o Distrito de Beja!

Figura 1- Cidade de Beja
Fonte: 
http://www.mapav.com/beja/

" Alentejo
A luz que te ilumina,
Terra da cor dos olhos de quem olha
A paz que se adivinha
Na tua solidão
Que nenhuma mesquinha
Condição
Pode compreender e povoar!
O mistério da tua imensidão
Onde o tempo caminha
Sem chegar!..."

Miguel Torga

            Olá novamente caros leitores!

      Uma vez que estou a realizar o meu estágio de aprendizagem na Unidade de Saúde Pública do Baixo Alentejo (USPBA), considerei pertinente falar um pouco sobre a região geodemográfica que esta abrange, nomeadamente todo o Distrito de Beja (excetuando o município de Odemira). O Distrito de Beja é o mais extenso distrito do país, representa 11,5% da área continental portuguesa, sendo constituído pelos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Beja, Barrancos, Castro Verde, Cuba, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Odemira, Ourique, Serpa e Vidigueira. Este reúne também inúmeras potencialidades, graças à sua situação geográfica e estratégica. A sua proximidade com a zona industrial de Sines e com Espanha, bem, como a sua costa atlântica constituem elementos de inegável valor e importância para o desenvolvimento da Economia, da Indústria, e do Turismo desta região. 
      A agricultura é o pano de fundo económico do Distrito de Beja. As principais produções estão no campo vegetal: o trigo, a cevada,  o girassol e a azeitona; no campo animal: ovinos, bovinos e suínos; no campo florestal: o sobreiro e a azinheira, no campo da viticultura a região conta atualmente com alguns dos melhores vinhos do mundo. A pecuária desempenha ainda um papel importante na economia da região, o que é atestado pelo elevado número de explorações espalhadas pelo distrito. O Comércio e Serviços têm desempenhado um papel importantíssimo no desenvolvimento económico do Distrito de Beja.


Figura 2- Distrito de Beja e os seus Municípios
     Fonte: 
http://clientes.netvisao.pt/anterojo/portugal_Dist_Beja.htm
       No que diz respeito ao perfil de saúde da região do Alentejo, tendo em conta o documento elaborado pela Administração Regional de Saúde do Alentejo, em 2012, com base nos dados finais dos Censos 2011, é possível inferir que a taxa bruta de mortalidade nas NUTS III da Região de Saúde do Alentejo é superior à do Continente em todos os anos analisados (1996, 2001 e 2011), reflexo da estrutura etária da população.

Figura 3 - Evolução da mortalidade bruta, óbitos e taxa no Continente e nas NUTS III da Região de Saúde do Alentejo


       De acordo com os últimos dados (2009), os grandes grupos de causas de morte com maior peso relativo, considerando todas as idades, são as Doenças do Aparelho Circulatório, os Tumores Malignos e os sintomas, sinais e achados não classificados em outra parte, sendo que as principais causas específicas de mortalidade foram as doenças cerebrovasculares, as doenças isquémicas do coração e Diabetes Mellitus.
Figura 4 - Taxa de mortalidade (/100000 habitantes) para todas as idades, por grandes grupos de causas de morte, para ambos os sexos,  no Continente e NUTS III da Região de Saúde do Alentejo, 2009
       Relativamente às doenças crónicas que mais se evidenciam na população alentejana, é possível definir a Diabetes Mellitus e a Depressão como sendo as doenças crónicas mas identificadas nos utentes inscritos nos Centros de Saúde.
Figura 5 - Patologia identificada nas listas de inscritos em 2011 (%)
       Segundo o 4.º Inquérito Nacional de Saúde (INS) 2005/06, a auto-perceção do estado de saúde é "bom ou muito bom" para cerca de 60% da população do sexo masculino e de 44% do sexo feminino.

Figura 6 - População residente (%) por auto-percepção do estado de saúde no Continente e Região de Saúde do Alentejo, por sexo

       Fiquem atentos, dentro em breve irei atualizar o blogue, onde descreverei as actividades que já realizei ao longo desta primeira semana de estágio.

   Até breve!

   Ana Machado

   Fontes Bibliográficas:
   - http://www.cm-beja.pt/homepage.do2
   - http://www.bejadigital.pt/
   - Perfil de Saúde - Região de Saúde do Alentejo, Administração Regional de Saúde do Alentejo, 2012:
http://www.arsalentejo.minsaude.pt/saudepublica/ProgramasSaude/PerfilSaudeAlentejo/Documents/Perfil_Regional_Saude_Dez_2012.pdf
    

Sem comentários:

Enviar um comentário